Tendência de sabores 2021

Os Benefícios do Tocotrienol de Urucum Para A Saúde

Atualizado: há 7 dias

O Tocotrienol de Urucum é fonte de Vitamina E, está presente em cosméticos, produtos farmacêuticos e nutracêuticos, devido suas características Antioxidante, Anti-Inflamatória, Neuroprotetora e outros benefícios para a saúde. Conheça mais sobre o Urucum e o NaturalMax Tocotrienol de Urucum, disponibilizado pela New Max Industrial.


O URUCUM

Urucum e suas sementes vermelhas
Sementes de Urucum

O Urucum (Bixa orellana L.) é uma planta nativa brasileira, reconhecida por conter em suas sementes os pigmentos naturais mais utilizados pelas indústrias alimentícias em todo o mundo! Sua domesticação é atribuída à população da Amazônia Brasileira e o Brasil é o maior produtor mundial de sementes de urucum.


Apesar de ser reconhecido principalmente como matéria-prima de corante natural em alimentos cosméticos e tecidos, o urucum é utilizado há muito tempo na medicina popular no tratamento de um grande número de enfermidades. As atividades farmacológicas são encontradas em diferentes partes dessa planta e fartamente documentadas na literatura científica, citado como:

  • Afrodisíaco;

  • Analgésico;

  • Anti-inflamatório;

  • Antiácido;

  • Antialérgico;

  • Antibacterial;

  • Anticoagulante;

  • Antifebril;

  • Antimicrobiano;

  • Antioxidante;

  • Antiparasitário;

  • Cicatrizante;

  • Combate à infecções estomatológicas;

  • Prevenção e tratamento de câncer;

  • Tratamento de doenças cardíacas e do diabetes.

Diversas pesquisas apontam as atividades biológicas relacionadas à composição fitoquímica do urucum, confirmando que a planta apresenta uma ampla gama de atividades biológicas, incentivando a sua introdução em produtos farmacêuticos. Entre essas substâncias com atividades biológicas, algumas merecem destaque por apresentarem grande importância para a saúde humana. Entre essas substâncias estão os tocotrienóis.


VITAMINA E

Vital para a saúde humana, a Vitamina E age na proteção das membranas celulares contra os efeitos prejudiciais causados pela oxidação e ganha destaque no apoio à saúde cerebral, ocular, cardiovascular e proteção da pele.

A Vitamina E é obtida através da dieta, uma vez que nosso organismo não a produz e a suplementação pode ser necessária para suprir as concentrações necessárias no sangue e no organismo. A principal função biológica desta vitamina em nosso organismo é agir como antioxidante na prevenção da propagação dos radicais livres, que podem afetar a saúde a longo prazo ao atingir as estruturas celulares e processos metabólicos, aumentando o risco de doenças cardíacas, câncer e condições inflamatórias.

Suplemento Nutracêutico De Tocotrienol de Urucum
Mulher Ingerindo Cápsula de Suplemento Nutracêutico

Em resumo, a Vitamina E mantém a integridade das membranas celulares, protege as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) sendo o principal antioxidante lipossolúvel do corpo e sua deficiência pode incluir sintomas de fraqueza e/ou perda de massa muscular, problemas de visão e outras doenças neurológicas. Trata-se de um grupo de 8 isoformas diferentes, subdivididas em quatro tocotrienóis (α-, β-, γ-, e δ-) e quatro tocoferóis (α- , β-, γ-, e δ-), sendo suas isoformas definidas pela posição e seu nível de metilação e está presente em óleos vegetais, sementes, castanhas, grãos e vegetais de folhas verdes.


DIFERENÇAS ENTRE TOCOTRIENÓIS E TOCOFERÓIS

Os tocoferóis possuem uma cauda saturada mais longa (fitila), o que os tornam estacionários e consequentemente protegem apenas uma área superficial delimitada da membrana celular. Já os tocotrienóis possuem uma cauda mais curta, com cadeias laterais insaturadas (farnesila).


Estrutura dos Tocoferóis e Estrutura dos Tocotrienóis
Estrutura química dos tocoferóis e dos tocotrienóis.

Essa estrutura química permite que os tocotrienóis movam-se pelo corpo 50 vezes mais rápido do que os tocoferóis, e penetrem dentro dos tecidos com maior eficácia, promovendo uma grande diferença em vários efeitos funcionais do corpo, como uma atividade antioxidante muito superior, o que explica sua característica neuroprotetora. Além disso, estudos demonstraram que o tocoferol interfere nos benefícios do tocotrienol: a ação redutora de colesterol dos tocotrienóis foi comprometida pela presença de alfa-tocoferol e concluiu-se que as preparações eficazes de tocotrienol devem conter menos de 15-20% de alfa-tocoferol e mais de 60% de gama e delta-tocotrienol.


FONTES DE TOCOTRIENOL

Os tocotrienóis são encontrados naturalmente em diversas fontes vegetais, principalmente em grãos e óleos, como no gérmen de trigo, óleo de soja, cevada, aveia, azeite de oliva, entre outros. Entretanto, essas fontes apresentam concentrações de tocotrienóis muito mais baixas do que os tocoferóis. Podemos encontrar concentrações mais altas em três fontes específicas como farelo de arroz, palma e no urucum, sendo este último, a única fonte natural contendo 100% tocotrienóis e livre de tocoferóis.

Urucum Como Única Fonte De 100% Tocotrienois e Comparações Com Tocotrienol de Palma e Tocotrienol de Arroz
Urucum Vs. Outras Fontes de Tocotrienol

NATURALMAX TOCOTRIENOL DE URUCUM™

Somos a primeira empresa brasileira a apresentar para o mercado o NaturalMax Tocotrienol do Urucum™, extraído da única fonte que proporciona 100% tocotrienóis, as sementes de urucum, nas formas com maior poder antioxidante (gama e delta-tocotrienol) e essencialmente livre de tocoferóis, produzido a partir das sementes do urucum e fracionado sem a presença de solventes orgânicos. Disponibilizado em uma concentração superior a 50%, contendo sua isoforma com maior atividade antioxidante (delta-tocotrienol) na proporção aproximada de 90%.


BENEFÍCIOS DO TOCOTRIENOL

Entre os principais efeitos biológicos dos tocotrienóis está a ação inibitória sobre a β-hidroxi-β-metilglutaril-CoA redutase (HMG-CoA redutase), enzima hepática essencial para a biossíntese de colesterol, ação anti-inflamatória, reduzindo as vias de sinalização como STAT3, NF-kB, TNF-α, iNOS, COX-2, aumento da síntese de enzimas antioxidantes (SOD, NADH desidrogenase e GSH-Px), redutor de células cancerígenas através de efeitos antiproliferativos, pró-apoptóticos e anti metastáticos, além de reduzir a diferenciação de osteoclastos, a reabsorção óssea e aumentando a densidade mineral óssea, protegendo os osteoblastos do estresse oxidativo.


Antioxidante e Anti-inflamatório

As formas gama- e delta-tocotrienol foram 4 vezes mais ativas na eliminação de radicais peroxilas que as demais quando creditada à menor metilação do anel cromanol das substâncias da Vitamina E. A capacidade antioxidante do tocotrienol se mostra eficaz no combate aos efeitos nocivos da radiação e na proteção da pele, além de aumentar a capacidade do sistema imunológico, induzindo a formação de esteróide anti-inflamatório.


Benefícios Vasculares

Estudos clínicos abertos mostram que após 02 meses de suplementação com o tocotrienol de urucum a uma dosagem de 75mg/dia, os níveis de colesterol total diminuíram em 13% e LDL em até 15%, uma vez que a propriedade de inibir a HMG-CoA Redutase no fígado leva à regulação da produção do colesterol. Os resultados evidenciaram que os tocotrienóis atuam de forma positiva contra adesão de células monócitos-endoteliais e a agregação plaquetária, prevenindo o estreitamento das paredes das artérias e a formação de coágulos.


Os isômeros delta- e fama-tocotrienol demonstraram inibição da formação de coágulos e estreitamento das paredes das artérias, 60 vezes e 30 vezes, respectivamente, mais potentes que o alfa-tocotrienol.


Neuroprotetor e Saúde Óssea

Diversos estudos têm mostrado o sucesso da relação entre a ingestão de tocotrienóis à proteção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Os resultados apontam que os tocotrienóis bloqueiam o processamento e localização da proteína de ligação ao fator transcricional HMG-CoA Redutase e o FPPs, enfraquecendo a patogênese do Alzheimer com sua atividade anti-inflamatória.


As atividades antioxidantes, supressor da via do mevalonato e modulador de genes mostram também benefícios do tocotrienol para a saúde óssea, proporcionando aumento de osteoblastos, evitando a degeneração da densidade mineral óssea e da microarquitetura.


Saúde da Pele

Os tocotrienóis reduzem a hiperpigmentação, reparam os danos cutâneos da pele protegem da exposição à luz, com fator de proteção solar de 5.5 e capacidade de suprimir o melanoma, suprimem o câncer de pele e promovem a cicatrização de feridas ocasionadas pela Staphylococcus aureus, resistente à meticilina.

Aplicação de Cosmético Com Tocotrienol De Urucum
Mulher aplicando creme cosmético no rosto

São diversos os usos do Tocotrienol de Urucum e ainda há muito para se explorar, sejam seus múltiplos benefícios, aplicações e formas de consumo. Conheça mais sobre o Tocotrienol de Urucum clicando aqui.